DIRETORIA
José Roberto Silva (SP), nasceu no dia 8 de julho de 1957, em Ribeirão Preto (SP). Foi ainda em sua cidade natal que também se formou bacharel em direito pela UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto). Sua atuação junto ao Sintetel teve início em abril de 1988, quando foi eleito delegado sindical da subsede. Em 1991, foi eleito diretor regional e, para se dedicar exclusivamente às atividades do Sindicato, afastou-se da CETERP (Centrais Telefônicas de Ribeirão Preto), onde ocupava o cargo de técnico de telecomunicações. Até então, José Roberto tinha sido reconduzido ao cargo de diretor regional do Sintetel em Ribeirão Preto. Assume pela primeira vez uma vaga na Diretoria Executiva como vice-presidente. Também preside a CONTCOP (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade).
Nascido em 30 de julho de 1960, em São Paulo, Almir Munhoz começou como militante sindical na greve do setor de telecomunicações. Na época, aos 25 anos, liderava paralisações no local de trabalho quando ingressou no Sintetel como delegado sindical. Em 1987, Almir assumiu o cargo de diretor de base. Três anos mais tarde foi eleito diretor de relações sindicais. De 1993 a 1997 ocupou a vice-presidência do Sindicato e, em 97, assumiu a presidência. Foi reeleito mais quatro vezes: em 2000, 2004 e 2008 e 2012. Além disso, também é presidente da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações).
Waldir Abrantes – Fenatejor SP, foi Diretor Social no período de 1972 a 1978 no SINTETEL. De 1978 a 2010 fui Diretor da Federação Estadual dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade. De 1982 fundamos o Sindicato dos Empregados em Empresas Distribuidoras e Vendedoras de Jornais e Revistas do Estado de São Paulo- SINDJOR.
Em 2010 fundamos a FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA ADMINISTRAÇÃO DAS EMPRESAS PROPRIETARIAS DE JORNAIS E REVISTAS E DAS EMPRESAS DISTRIBUIDORAS DE JORNAIS E REVISTAS – FENATEJOR, dos quais atuo com Presidente até a data atual.
Formado na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios, no curso de Artes Gráficas, ingressei no mercado publicitário há mais de 22 anos, na agência ítalo Bianchi, na função de criação. Como instrutor de computação gráfica, com experiência de mais de 28 anos, atuei na Escola Dom Bosco de Artes e Ofícios (nos projetos Emprego Jovem, Estação Futuro e Primeiro Emprego) e no CTG Salesiano. Desde 2002 trabalho na agência Morya Comunicação. Em 2002, ao aceitar o convite de Guido Bianchi, dei início à vida sindical. Com uma política de portas abertas e voltada ao social, buscando sempre o diálogo, o respeito e conscientização dos que fazem o mercado publicitário em geral. Fui eleito presidente do sindicato em 2009 e reeleito em 2012, hoje me encontro como vice-presidente. Ainda em 2009 sendo convidado pela FENAP (Federação Nacional dos Publicitários) para assumir o cargo de Diretor Regional do qual ainda sou. Em 2021, fui convocado/eleito pra fazer parte da diretoria da UGT-PE. Em 2022, fui convocado/eleito pra fazer parte da diretoria da Contcop como vice-presidente.
Francisco Canindé Pegado do Nascimento (SINCAB SP), é jornalista e advogado com pós-graduação em: direito do trabalho; polí¬tica e relações internacionais; com mestrado em administração de empresas e doutorado em ciências jurí¬dicas e sociais. É membro titular do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT; membro do Conselho Nacional de Relações do Trabalho – CRT; membro da Comissão do Programa Nacional de Alimentação do Trabalhador – CTPAT; membro do Conselho Diretor do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FNDCT; ex-ministro do Tribunal Superior do Trabalho – TST; Secretário Geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicação e Publicidade – CONTCOP; Secretário Geral da União Geral dos Trabalhadores – UGT.
.
Gilberto Rodrigues Dourado (SP), com 27 anos ele iniciou suas atividades sindicais pelo Sintetel-SP, na região de Campinas, interior de São Paulo. Atuou como diretor adjunto, diretor regional de Campinas, diretor de Relações Sindicais e diretor de Finanças, onde nessa mesma época, e simultaneamente, exerceu a função de diretor de finanças da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações) até ser eleito presidente, em 2004. Posteriormente, foi vice-presidente e secretário Geral do Sintetel e hoje é o presidente da entidade, assim também como preside a FENATTEL. Além disso é também o diretor de Finanças da Contcop (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade), além de ocupar a vice-presidência do setor ICTS nas Américas pela UNI Global Union, nosso sindicato global.
.
Maria Edna Ferreira de Medeiros (SP), iniciou no Sintetel como delegada sindical da Atento, no final de 2002, por meio do I Seminário da OSLT (Organização Sindical nos Locais de Trabalho) para jovens trabalhadores em teleatendimento. Em 2004, tomou posse em sua primeira diretoria e passou a desenvolver atuação direta na Secretaria da Mulher e também em projetos para a juventude. Por conta de seu envolvimento com a causa feminina, recebeu indicação para assumir a Secretaria da Mulher já que toda sua trajetória, ela representa as mulheres e o setor de teleatendimento. Atualmente também assume a função de adjunta da Secretaria Nacional da Mulher da UGT e é a Diretoria da Mulher na Fenattel (Federação Nacional dos trabalhadores em Telecomunicações) e na CONTCOP (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade).
.
Gabriela Machado Cordeiro (SC), 40 anos, mãe Bernardo e formada em Administração com Gestão em Relacionamento com o Cliente. Iniciou a carreira em telecomunicações em 2001, como teleatendente. Do teleatendimento se tornou instrutora de treinamento e trabalhou na área de desenvolvimento de pessoas e RH. Anos depois, em 2010, ingressou no meio sindical como delegada do SINTTEL-SC e, dois anos mais tarde, assumiu o cargo de diretora Adm/Financeira da entidade sindical. Setor em que atua até hoje. Para expandir seu conhecimento, formou-se em Direito, em 2018 e, em seguida, concluiu a pós-graduação em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho, que vem ao encontro do trabalho que desempenha há anos com a categoria de telecomunicações. Gabi, como é chamada pela maioria dos sindicalistas, preza não só pelas condições de trabalho da categoria, mas, pela harmonia do trabalhador com o Sindicato e no ambiente de trabalho. É isto que motiva seu cotidiano e faz com que exerça de maneira honrosa sua função. E assume a diretoria da Juventude na Fenattel (Federação Nacional dos trabalhadores em Telecomunicações) e na CONTCOP (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade).
.
.
Mauro Cava de Britto (SP), com 18 anos foi metalúrgico na região do ABC e, em 1985, entrou na antiga CTBC (Companhia de Telecomunicações do Brasil Central). No Sintetel, foi diretor regional do ABC e Alto Tietê em 1997. Foi diretor Social na gestão iniciada em 2005. Em 2008, foi eleito novamente para o cargo de diretor Regional do ABCDM. No mandato anterior ocupava a vice-presidência. Na atual gestão assume a Secretaria Geral do Sintetel e é o responsável pelas relações sindicais e negociações da Fenattel.
.
Rodinei Ramos Penha (MT), filho de Rômulo Ramos Penha e Anéte Vitorio Penha, nascido em 18/10/1967, na cidade de Cuiabá- Mato Grosso. Iniciou suas atividades no setor de Telecomunicações aos 21 anos de idade, na empresa Telecomunicações de Mato Grosso S/A – TELEMAT. Em julho de 1998, com a privatização das Telecomunicações, foi transferido para a TELEMAT CELULAR, hoje Telefônica Brasil S/A – VIVO, na qual exerce o cargo de Consultor. Completou 34 anos no setor de Telecomunicações. Ingressou na atividade sindical em 2003 e exerceu os cargos de suplente de Diretoria, diretor Administrativo Financeiro, Secretário Geral, Diretor de Esporte e desde 2016 exerce o cargo de Presidente, sendo reconduzido ao cargo no mandato seguinte, até 2024.
.
Andreia Renata da Silva, 41 anos, nascida em 5 de agosto de 1981 na cidade de São José do Rio Preto/SP. Começou sua trajetória em telecomunicações em 2000 na empresa ITETE Brasil, onde se apaixonou pela área e buscou oportunidades. Desde 2005 trabalha na empresa TEL Telecomunicações. Passou pelos cargos de Atendente de escritório, Auxiliar administrativo, Ligadora, Supervisora de DG e hoje como Supervisora de Rede (setor FTTX). Foi convidada para o movimento sindical em 2019. Em 2021, começou a participar dos trabalhos para as mulheres e juventude da Fenattel. Em abril de 2022, foi indicada para a diretoria da Contcop para agregar na luta pelos direitos dos(as) trabalhadores(as).
.
Domingos Fontan – Sindjor SP, desde 1982 representa a área de comunicação. Domingos Fontan é o atual presidente do Sindicato dos Empregados da Administração das empresas proprietárias de jornais e revistas de São Paulo, e é diretor na Federação dos Trabalhadores em comunicação e publicidade do Estado de São Paulo e atual diretor na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade (Contcop).
.
Ingrid Gonçalves Oliveira de Jesus iniciou no Sintetel como delegada Sindical da Atento na região do ABC Paulista, no final de 2019. Logi em seguida, se destacou realizando assembleias e integrações.
Em 2022, foi convidada a participar da diretoria da Contcorp (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade). Por mais que seja nova, Ingrid tem o objetivo continuar a lutar pelos direitos dos trabalhadores do setor e mostrar que a luta nunca será enfraquecida, enquanto estivermos unidos(as) e com o sindicato.
Adriana Moreira da Silva Marçal é representante sindical na região de Campinas/SP desde 2011. É trabalhadora da empresa Claro. Em 2018 foi eleita diretora Suplente pelo Sintetel. Por sua trajetória e dedicação no Sindicato, foi convidada a representar os trabalhadores da região na diretoria Suplente da Contcop (Confederação Nacional dos trabalhadores em comunicação e publicidade).
.
Iniciou na carreira sindical no Sindicato da Administração dos empregados de jornais e revistas – SINAD, em 1990 como suplente de diretoria. Em 1996, foi vice-presidente e em 2002 foi eleito presidente até 2011 quando tornou-se tesoureiro na entidade. Em 2014, foi novamente eleito presidente da entidade, cargo que ocupa até a presente data.
.
Nascido em Barretos (SP), no dia 3 de novembro de 1959, Eudes José Marques trabalha na Telefônica desde 1978 no cargo de examinador de linhas. Sua participação no Sintetel começou em 1985, como representante sindical. Em 1990, foi eleito diretor do Conselho Fiscal da Fenattel (Federação Nacional dos Trabalhadores em Telecomunicações). Em 2004, com a vitória da chapa Unidade na Luta, assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer. Em 2009, Eudes tornou-se diretor responsável pela subsede do Vale do Paraíba. Em 2021 foi eleito Conselho Fiscal no Sintetel.
Pedro Vitor Dias da Rosa (PR), presidente do Sinttel-PR, vice-presidente da Fenattel e suplente do Conselho Fiscal da Contcop. Nasceu na cidade de Canguçu, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1954, é técnico em Telecomunicações por formação. No ano de 1977 ingressou na empresa Telecomunicações do Paraná, Telepar (atual OI), na qual permanece em seu quadro, com mais de 45 anos laborados. Em 1999, foi eleito para o cargo de diretor-Tesoureiro do Sinttel-PR, função em que atuou até 2009. Logo em seguida, foi eleito presidente do sindicato por três gestões consecutivas, sendo o atual presidente. Nesse período alicerçou as atividades do Sinttel-PR em todo estado do Paraná. Foram incrementadas as subsedes sindicais em Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa. Em sua trajetória em defesa dos direitos dos trabalhadores, foi suplente do Conselho Fiscal da Fundação Atlântico e diretor-financeiro da Fenattel. Participou de diversos congressos, encontros e seminários nacionais e internacionais e mantém uma extensa agenda estadual e nacional, participando de diversas comissões de negociação.
Alan Berso de Almeida iniciou sua carreira na área de telecomunicações em 1991, na empresa Ceterp (Centrais telefônicas de Ribeirão Preto) e prontamente se associou ao Sintetel. Em 2004, passou a ser delegado sindical, iniciando a partir do Seminário da OSLT – Organização Sindical nós Locais de Trabalho. Atua nos trabalhos das empresas da região, sendo operadoras, prestadoras de serviços e teleatendimento. A partir 2013, tornou-se diretor de Base. Em 2021, tomou posse como diretor Regional Adjunto em Ribeirão Preto. Atualmente faz parte da diretoria da CONTCOP (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade).
Nascido em 14 de setembro de 1974. Formado em Administração e Processos Gerenciais. Em 2009 tornou-se delegado sindical do Sinttel/PR. De 2009 à 2016 atuou como diretor sindical, exercendo o cargo Titular da Secretaria de Trabalhadores em Serviços Terceirizados. Entre 2017 e 2021 exerceu o cargo de Suplente da Diretoria Executiva. Na gestão empossada em 2021 tornou-se Tesoureiro do Sinttel/PR onde atua até os dias atuais. Na Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade – CONTCOP, atua como Suplente no Conselho Fiscal desde 2017.